Segundo consta, não é possível usar o desvio curto, por dentro de lavouras, junto à ponte que ruiu.
Pode até ser que tenha havido nova abertura do atalho, mas até sexta, 22 h, estava interrompido.
Informe-se bem antes de tentar vir por este caminho. O mais certo é a balsa de Vila Clara.
Também há a alternativa de ir à Mata, prosseguir até Toropi, onde se pega um péssimo asfalto até S. Pedro do Sul. A vantagem é que não se fica na fila da balsa. A distância, via Toropi fica ao redor dos 70 km.
Quem vai a Porto Alegre, apesar da buraqueira da estrada para Cacequi, Rosário, este ainda é o caminho menos pior ...
Estas fotos feitas por mim próprio (...) mostram o afundamento mais acentuado das estacas de apoio do lado direito da ponte.
Nós, moradores da Palma, já presenciamos enchentes em que havia diferença de nível da água entre o lado das cabeceiras e o lado de baixo do rio. Essa diferença chegava a mais de metro, por causa do represamento da estrada e a falta de escoamento suficiente.
Parece que os engenheiros de antigamente eram mais preparados. No tempo da estrada de terra havia duas ou três pontes na várzea, para permitir a passagem da água. Além disso, o aterro era mais baixo, o que permitia que a água passasse por cima da rodovia sem grande efeito como represa.
O represamento da água, por erro de cálculo, já derrubou a cabeceira da ponte do Rio (ver manchete equivocada do Diário de Santa Maria, que afirma que os dois problemas ocorreram na mesma ponte). Agora, possivelmente, solapou o terreno por baixo da ponte, pois a força das águas nas enchentes realmente é muito violenta. Se falta local de escoamento, as leis da física tentam compensar, com o aumento da velocidade da água. Grande volume de água, em grande velocidade, só pode dar cacaca. Há indícios de que o poço que se formou embaixo da ponte já estivesse com sete metros de profundidade. Evidentemente isso prejudicou as fundações.
Não digam que não avisei: se continuar com apenas uma ponte, mais dia, menos dia, teremos problemas. Está faltando escoamento no BR 287, rio Toropi e várzea.
Ah, não sou engenheiro, mas, às vezes estou com o Tico e o Teco (os dois neurônios que restam) funcionando. Espero que no DNIT também haja alguém na mesma situação ...
Ah, não sou engenheiro, mas, às vezes estou com o Tico e o Teco (os dois neurônios que restam) funcionando. Espero que no DNIT também haja alguém na mesma situação ...
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Ponte já havia sido levada pela chuva há 30 anos
Nosso Comentário:
Mas bah, tchê, que fiasco: Naquela ocasião a ponte que sofreu problema foi a ponte do Rio Toropi, não a da várzea. Na realidade foi a cabeceira (aterro) que foi levado.
Assim, a ponte é outra.
Este é um exemplo de como podemos receber informação errada e aceitar como verdadeira.
Quem não lembra do caso, como nós que somos daqui, ficará acreditando que a ponte que caiu na várzea, agora, é a mesma.
Empresa que vai construir nova ponte da BR-287 deve ser escolhida na semana que vem Cai a ponte da BR-287 que estava interditada
De olho em 2018
Lula retoma atuação política e deve participar mais do governo Dilma
Criminalidade
Defrec apreende arma, munição e R$ 6,5 mil em Santa Maria
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Inter
De olho no Santos, Inter treina antes de viajar
Tecnologia
Prestadoras terão de aumentar velocidade mínima da internet
Vídeo registra tentativa de assalto com duas mortes
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Cotações Agropecuárias
31/10 | SP | PR | RS | MT |
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Arroz | 47,14 | 48,74 | 36,47 | 43,62 |
Bovino | 138,07 | 129,46 | 4,29 | 119,25 |
Milho | 22,50 | 18,44 | 21,70 | 14,89 |
Soja | 56,88 | 56,18 | 57,07 | 55,66 |
Dólar R$2,476
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