O internauta colabora

O internauta colabora

domingo, 22 de maio de 2016

Velhos Políticos

Está na Vikipedia

"No Brasil, as normas que definem a atividade do vereador começam a tomar rumo próprio com a Independência (1822), a Constituição de 1824, outorgada por D. Pedro I, e a Lei de 1 de outubro de 1828.
Em toda a história do país, as casas legislativas somente deixaram de existir em dois momentos, ambos com Getúlio Vargas: de 1930, com o golpe, até 1934, quando foi promulgada a nova Constituição; e de 1937 quando foi instituído o Estado Novo, até 1946, quando voltou o regime democrático. Até meados dos anos 60 do século XX a função não era remunerada, no Brasil. O dia do vereador é comemorado no Brasil, no dia 1 de outubro[7] ." (Destacamos)

Cerro do Loreto (à direita). Foto de Vilsom Barbosa
   Isso trouxe à lembrança o saudoso Capitão Emígdio de Quadros, pai do também falecido Dr. Castor.
    Lembro de que, aos nove anos de idade, vinha a pé pela estrada, da Palma a S. Vicente, quando o encontrei a cavalo, voltando de uma sessão da câmara.
   
Ficou com pena, pois sabia que a caminhada era para visitar minha mãe no hospital. Pensou que  vinha a pé por não poder pagar a passagem e ofereceu uns pilas. Eu não queria aceitar, mas ele insistiu e, louco pra tomar uma guaraná, aceitei.   
   O que acontecera é que o ônibus atrasara e eu inventei de caminhar enquanto o transporte não passava.  No hospital, contei pra mãe e ela ficou uma arara de braba. "O que ele vai pensar? Vai devolver o dinheiro" .
   Não devolvi e tomei minha guaraná patrocinada,  por um homem que, pela sua cidade,  trabalhava de graça, mesmo tendo que enfrentar horas e horas montado e, às vezes, meio oscilantemente ...
   Hoje, com todas as facilidades, o pessoal quer mais de quatro mil de subsídios ( isso agora), diárias, férias de três meses. Isso tudo para apenas uma sessão de duas horas por semana.
   Quanta saudades dos velhos tempos e dos velhos políticos.
____________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário