TEMPO
Várzea do Toropi já começa a ter algum alagamento. Como teremos mais 48 h de elevação das águas, certamente aí vem mais uma cheia.
E "dizque" segunda bate água de novo.
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BICHOS E HOMENS
Vilsom Jair Barbosa
Lá em Gênesis 1:27 a
Bíblia diz que “criou Deus o homem à sua imagem e semelhança”.
E prossegue: “domine
ele sobre os peixes do mar, sobre s aves dos céus, sobre os animais domésticos,
sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra”.
Não se assustem os meus
três seguidores que não venho com pregação religiosa e pedido para que se
convertam a esta ou aquela denominação, muito menos que venham a encher os
bolsos dos Chapelões, Bispos, Malafaias, etc., etc.
Cito
a Bíblia apenas como um contraponto inicial e reforço de meus argumentos sobre
a revolta que a bicharada deve sentir ao ser dominada pelo pior dos animais – o
ser humano.
E
escrevo isto por causa dos recentes acontecimentos no Oriente Médio, lá onde a
Bíblia foi escrita e onde nasceram e ainda vivem, ao menos parcialmente as “civilizações”
judaico-cristãs.
Temos
lá Israel bombardeando Faixa de Gaza e Irã. Irã respondendo e algumas nações,
ditas cristãs, oferecendo ajuda a um dos lados, Israel.
E
por que essa brigalhada entre os membros do mundo árabe (salientando que Israel
e seus inimigos, na verdade provêm do mesmo tronco ancestral)?
O
Irã há muito tempo quer fabricar suas próprias bombas atômicas. O resto do
mundo já possuidor do mortífero armamento não quer de jeito nenhum que o país
também tenha essa potente forma de dissuasão belicosa.
E
aí começa a matança de inocentes. Crianças, mulheres, idosos, doentes, homens
e, até militares ...
Agora,
faço um pergunta: alguém conhece alguma animal predador, leão, onça, tubarão,
sucuri, qualquer espécie que dependa do ataque a outro animal vivo para
sobreviver que haja como os homens, matando muito mais do que o que baste para
a momentânea sobrevivência?
Quanto
eu saiba, um lobo sai em matilha para caçar, mas nunca fazem extermínio
coletivo dum rebanho de alces, gnus, etc. Pegam apenas o necessário para seu
alimento naquele momento. O leão, a onça e tantos outros agem da mesma forma.
Isto porque os bichos (que não são racionais – segundo dizem) sabem que se
exterminarem com os componentes da sua cadeia alimentar, em breve eles, os
predadores, também serão exterminados. Simples assim.
Os
racionais, porém, desde muito desenvolvem máquinas de morte e extermínio, não
para garantir alimento, mas por mera ganância, sede de poder, fanatismo
político e religioso, todos demonstrações da faceta maligna do dominador de
todos os irracionais.
A
própria Bíblia prevê o final catastrófico deste mundo.
Infelizmente
tem completa razão. A humanidade caminha para seu fim a passos de gigante e
cada vez mais acelera o passo.
Enquanto
milhões morrem de fome por falta de comida, água, saneamento, os “donos do
mundo” gastam muito mais do que seria necessário para socorrer as necessidades
destes povos com armamentos, aviões, mísseis, bombas, navios, submarinos, etc.
Conhecem
algum bicho que desenvolva máquina de morte para matar outro bicho?
A internet está cheia de vídeos onde o predador quebra a cara.
É leão, tigre e pantera que morrem nos chifres
de búfalos e outros “almoços” deles.
Mas
nunca vi caso de animal usando uma
simples faca, um pedaço de pau, uma pedra para matar outro.
E
o homem dominará sobre todos os animais ...
Tem horas em que a vontade é de que haja uma baita reviravolta e que a
bicharada tome conta deste mundão sem jeito.
Talvez se os tigres e outras feras
conseguissem um jeito de ir comendo um tirano, um fanático, um louco, um megalomaníaco
por dia, a humanidade conseguisse voltar ao que estava nos planos do seu Criador.
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História para Descontrair
Fará parte do livro a ser lançado por mim até o final do ano.
O ULTRALEVE KAMIKASE DO PACHECO
Pois o Pacheco gostava muito de furungar
nos seus “aparelhos”. Se estivesse ruim, tinha que melhorar, se bom,
tinha que revisar, se estivesse excelente, tinha que abrir para ver
como é que se fazia para deixar daquele jeito ...
E
mais futricava do que voava.
Num
belo dia encasquetou que o seu ML 200, 300, 400, 401, sei lá, estava com algum
problema de carburação. E mãos à obra.
Desmontou
o carburador, limpou, assoprou, regulou e tudo o mais que uma
furungação de respeito exige...
Veio
a hora da montagem que, para mim, é a pior de todas: como mecânico desmontador,
até quebro o galho, mas como montador, sempre enfrento a famosa sobra de peças
...
Pois
o Pacheco era um futricador mais preparado: montou o carburador e
não sobrou peça. Infelizmente.
Após
montado, nada restava, senão colocar o carburador no ultraleve. Colocado, havia
que testar o funcionamento.
Como
o aviãozinho ficara um bom tempo sem funcionar, a bateria se fora e o jeito era
fazer pegar na manivela. O improvisado mecânico aeronáutico passou à categoria
de relojoeiro: dê-lhe corda ...
O
ML estava meio temperamental naquele dia e não queria pegar. Ou queria
preservar o dono.
Finalmente,
quando o homem já estava com o braço que nem o do Popeye de tanto dar hélice, o
ML pegou.
Como
todos sabem, neste tipo de avião, ao se dar hélice, fica-se numa posição
bastante perigosa, entre a dita e o conjunto leme/profundor. Pois
foi nessa posição perigosa que o motor pegou a pleno, porque o novel
especialista em carburação montara alguma coisa errada.
Veio,
então, a luta por segurar a cavalaria do motor, que, no caso tinha comido muito
milho e estava com energia de sobra. Não deu outra: o avião foi mais forte e a
traseira do ultraleve passou por cima do apavorado mecânico que, por pouco não
foi arremessado contra a hélice girando a mil.
Avião
é feito para voar e foi o que aconteceu com o recém-consertado ultraleve. Horas
e horas decolando, pousando, cruzando pelos céus, que, no subconsciente da
máquina, ficam gravadas todas as dicas do piloto ou instrutor, e ninguém ignora
que avião tem alma, vontade, temperamento ...
Ganhou
os céus de Gravataí o avião do Pacheco.
Mas não pensem que
decolou de uma pista em meio a grande área deserta. O aeródromo além
de curto, cercado de redes elétricas e árvores, ainda tinha a “vantagem” de
estar rodeado por vilas na maior parte dos lados e, num outro, pela
obra da GM.
Todos
nós, pilotos, não resistíamos à tentação de ver o progresso da primeira fábrica
de automóveis a se instalar no RS. Por isso o aviãozinho já sobrevoara várias
vezes tal obra e, como ultraleve também é bicho curioso, mesmo sem piloto, o ML
encasquetou de ver a montadora.
Quando
o Pacheco viu o avião rumando para aquelas bandas, dizem que foi um tal de
pegar-se com todos os santos conhecidos e os que estão por ser canonizados. Se
caísse nas instalações da multinacional, mesmo vendendo tudo o que tinha, o
homem teria de reencarnar um montão de vezes, para pagar o prejuízo.
Dê-lhe
rezar.
Ou
por serem fortes as rezas, ou por ter quase todo o avião alguma tendência, o
aeromodelo criado a Toddy começou a fazer uma curva.
Vendo
as preces atendidas, o Pacheco, homem reconhecido, começou a rezar pela graça
alcançada.
O
solitário brinquedo voador curvando, curvando.
Quando
o fervoroso cristão abre os olhos, eis que um ultraleve kamikaze vinha
na final dum mergulho certeiro e mortal.
Que
rezar, que nada. O Pacheco, mais o seu Oly, seu guarda-campo e guarda-sítio,
correram para trás das colunas do hangar, na esperança de não serem atingidos
diretamente pela mortífera aeronave.
O
guerreiro invisível sabia muito bem o que queria e prosseguia com os dois na
alça de mira.
Foi
um tal de pedir perdão dos pecados, que os céus, donde vinha o perigo, tivessem
piedade e acolhessem duas almas cristãs no paraíso.
O
Céu ou o Inferno deviam estar com problemas de superlotação e, uma providencial
rajada de vento bateu no leme da máquina exterminadora.
O
ultraleve recém-regulado, com motor afinadíssimo, rendendo todos os hps
possíveis foi, incrivelmente, estatelar-se numa lavoura de cana a
apenas 100 metros da pista, mas ainda dentro do sítio de seu piloto, sem causar
qualquer dano a terceiros. Nem destruíra a GM, nem matara ou ferira os dezoito
ocupantes de cada uma das casinhas ou barracos das vilas próximas.
Dizem
que depois desse susto o Pacheco furungava, mas, em carburador, nunquinhas.
O
referido é a mais pura verdade e dou fé.
Nota do
Escrevinhador: o Pacheco agora anda revisando carburadores lá pelo Céu, pois lá
não tem GM, pista curta ou vila superpopulosa nos arredores. E, se der
problema, tem um monte de anjos para segurar um ML pela ponta das asas e
trazê-lo de volta sem danos ...
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