O internauta colabora

O internauta colabora

sábado, 1 de novembro de 2014

1º de novembro de 2014 - sábado

Não Conte com o Desvio pela Várzea do Toropi, Junto à Ponte que Caiu

   Segundo consta, não é possível usar o desvio curto, por dentro de lavouras, junto à ponte que ruiu.
   Pode até ser que tenha havido nova abertura do atalho, mas até sexta, 22 h, estava interrompido.
   Informe-se bem antes de tentar vir por este caminho. O mais certo é a balsa de Vila Clara.
   Também há a alternativa de ir à Mata, prosseguir até Toropi, onde se pega um péssimo asfalto até S. Pedro do Sul. A vantagem é que não se fica na fila da balsa. A distância, via Toropi fica ao redor dos 70 km.
   Quem vai a Porto Alegre, apesar da buraqueira da estrada para Cacequi, Rosário, este ainda é o caminho menos pior ...


   Estas fotos feitas por mim próprio (...) mostram o afundamento mais acentuado  das estacas de apoio do lado direito da ponte.
   Nós, moradores da Palma, já presenciamos enchentes em que havia diferença de nível da água entre o lado das cabeceiras e o lado de baixo do rio. Essa diferença chegava a mais de metro, por causa do represamento da estrada e a falta de escoamento suficiente.
   Parece que os engenheiros de antigamente eram mais preparados. No tempo da estrada de terra havia duas ou três pontes na várzea, para permitir a passagem da água. Além disso, o aterro era mais baixo, o que permitia que a água passasse por cima da rodovia sem grande efeito como represa.
   O represamento da água, por erro de cálculo, já derrubou a cabeceira da ponte do Rio (ver manchete equivocada do Diário de Santa Maria, que afirma que os dois problemas ocorreram na mesma ponte). Agora, possivelmente, solapou o terreno por baixo da ponte, pois a força das águas nas enchentes realmente é muito violenta. Se falta local de escoamento,  as leis da física tentam compensar, com o aumento da velocidade da água. Grande volume de água, em grande velocidade, só pode dar cacaca. Há indícios de que o poço que se formou embaixo da ponte já estivesse com sete metros de profundidade. Evidentemente isso prejudicou as fundações.
   Não digam que não avisei: se continuar com apenas uma ponte, mais dia, menos dia, teremos problemas. Está faltando escoamento no BR 287, rio Toropi e várzea.
   Ah, não sou engenheiro, mas, às vezes estou com o Tico e o Teco (os dois neurônios que restam) funcionando. Espero que no DNIT também haja alguém na mesma situação ...
_________________________________________
Principais Manchetes



Diário de Santa Maria
Preste atenção

Multas de trânsito ficarão até 900% mais caras a partir de hoje

Rodovias de Santa Maria

Acidentes deixam sete feridos neste sábado

Maior feira de negócios

Começa a movimentação na Feisma

Entre São Pedro do Sul e Mata

Ponte já havia sido levada pela chuva há 30 anos




Nosso Comentário:

Mas bah, tchê, que fiasco: Naquela ocasião a ponte que sofreu problema foi a ponte do Rio Toropi, não a da várzea. Na realidade foi a cabeceira (aterro) que foi levado.

Assim, a ponte é outra.

Este é um exemplo de como podemos receber informação errada e aceitar como verdadeira.

Quem não lembra do caso, como nós que somos daqui, ficará acreditando que a ponte que caiu na várzea, agora,  é a mesma.
 
 
Empresa que vai construir nova ponte da BR-287 deve ser escolhida na semana que vem Cai a ponte da BR-287 que estava interditada

De olho em 2018

Lula retoma atuação política e deve participar mais do governo Dilma

Criminalidade

Defrec apreende arma, munição e R$ 6,5 mil em Santa Maria



Correio do Povo
 
Grêmio
 
Adiada a negociação para compra da Arena


Grêmio
Mais ofensivo, Grêmio encara Vitória na Arena


Inter
De olho no Santos, Inter treina antes de viajar


Tecnologia
Prestadoras terão de aumentar velocidade mínima da internet

Vídeo registra tentativa de assalto com duas mortes
_________________________________________

Cotações Agropecuárias

31/10SPPRRSMT
Arroz47,1448,7436,4743,62
Bovino138,07129,464,29119,25
Milho22,5018,4421,7014,89
Soja56,8856,1857,0755,66
Dólar R$2,476
_________________________________________
 

estamos atualizando

Nenhum comentário:

Postar um comentário